A partir dos princípios fundamentais da narrativa breve, esta oficina propõe aos participantes exercitar a escrita literária e progressivamente adquirir fluência, com diferentes meios de arquitetar e criar histórias, trabalhando a observação, a imaginação e a atenção à própria experiência.
de 16 de agosto
a 29 de novembro, terças
19h30 às 21h30
Zoom
Narrar as experiências individuais e familiares serve à escrita de diferentes gêneros literários, como crônicas, contos e romances. Em todos eles, a escrita de si não apenas documenta as próprias memórias, mas também a memória coletiva, além de abrir a possibilidade de ressignificar experiências subjetivas. A escrita autobiográfica desperta, em quem escreve e em quem lê, lembranças voluntárias e involuntárias e, ao escavar o passado, acaba por transformar também o presente.
16, 23, 30 de agosto
e 6 de setembro, terças
19h30 às 21h30
Zoom
Existem coisas que só conseguimos contar por escrito. Por essa razão, muita gente gostaria de escrever suas histórias, sejam elas fictícias, reais ou localizadas em um vasto meio-do-caminho. Para ajudar você a, finalmente, colocar suas histórias no papel, esta oficina trabalha com dois princípios. O primeiro: para ser um bom escritor, é preciso ser um bom leitor. O segundo: para conseguir escrever, é preciso apenas começar.
16, 23, 30 de agosto
6,13, 20, 27 de setembro
e 4 de outubro, terças
19h às 21h
Zoom
Os tratados mais conhecidos sobre a técnica da ficção em geral abordam o que chamam de ‘a arte do romance’, com seus parâmetros e o histórico de suas técnicas específicas. Mas como lidar com o desastre, o acaso ou mesmo o desconhecido, aspectos tão fundamentais no processo da escrita literária de longo curso? Afinal, a literatura é repleta de convenções arraigadas e de caminhos sem ponto de chegada. E então como prosseguir?
17 de agosto
a 30 de novembro, quartas
19h30 às 21h30
Zoom
Fruto do hábito, das circunstâncias históricas e até de nossas próprias leituras, os clichês — lugares-comuns, chavões, frases feitas — são úteis e às vezes engraçados, quando o objetivo é a comunicação cotidiana. Seu uso na literatura, entretanto, tem efeitos diferentes. Quando quem escreve, iniciante ou não, está em busca de sua melhor expressão, o clichê, esquivo e sedutor, pode trair a intenção do autor, comprometendo um texto elaborado com todo o capricho.
18, 25 de agosto
1 e 15 de setembro, quintas
19h30 às 21h30
Zoom
Na construção de um texto ficcional, seja um conto breve ou um romance extenso, diversas dimensões narrativas entram em interação. Da criação do espaço até a condução do tempo, da observação dos detalhes até a elaboração do conflito, da preparação do ambiente à dos personagens.
22 de agosto
a 12 de dezembro, segundas
10 às 12h
Zoom
A literatura de um país é um mapa confiável das grandes questões nacionais. No Brasil, há um número considerável de romances, contos, crônicas, poemas e – por que não? – letras de canção que mantêm um rico diálogo com autores do nosso pensamento social, ora confirmando, ora confrontando suas ideias. Partindo da produção do séc. XX, as aulas discutem intersecções entre o melhor de nossa produção literária e ensaística, com exemplos de diversos escritores, para construir um amplo painel de como a imaginação literária tem lidado com nossa viabilidade como um/a só povo/nação.
24 de agosto a 14 de dezembro, quartas
19h30 a 21h30
Zoom
Não precisamos de mais ‘protagonistas femininas fortes’. Precisamos de protagonistas femininas complexas e vulneráveis, que provoquem a identificação e o fascínio do público. Criadores que desejam atender à demanda por narrativas protagonizadas por mulheres devem mergulhar nas contradições internas de sua personagem e entender quais são suas fraquezas, para, ironicamente, descobrir onde reside sua força.
24, 31 de agosto
14 e 21 de setembro, quartas
19h30 às 21h30
Zoom
A memória é o grande ponto de interrogação quando se discute a existência de uma literatura não-ficcional. Afinal, o que lembramos tem sempre algo de ficção. Como se sabe, existem recordações diferentes sobre o mesmo fato e, por outro lado, interpretações diferentes que são fruto de uma mesma recordação. Mas não se pode negar que também há algo de histórico, social e cultural nas recordações, aspectos que dividimos com nossos contemporâneos e marcam um tempo, uma cidade, um grupo. As lembranças dos sobreviventes dos campos de concentração, por exemplo, foram essenciais para a compreensão dos mecanismos do Holocausto.
25 de agosto
1, 15, 22, 29 de setembro
e 6 de outubro
19h30 às 21h30
Zoom
Literature is an excellent ally for those who wish to improve their English language skills. Reading and discussing good texts is a pleasant way to enrich one’s vocabulary, learn new expressions and increase comprehension of a new language. This is the proposal of Escrevedeira Book Club, where you can read and speak English.
25 de agosto, quinta
19h30 às 21h
Zoom
Este clube de leitura convida as e os participantes a conhecer ou reler obras de literatura de ficção e de não-ficção que, de várias formas, apresentam e discutem o papel da mulher no mundo. Explorando o universo literário, a proposta é refletir juntas/os sobre como as mulheres são vistas pela sociedade, como elas se apresentam e lidam com suas próprias questões, tanto no âmbito privado quanto público. De uma perspectiva feminista, são temas de diálogo no clube o texto em si, bem como aspectos que o cercam, relativos ao momento em que foram escritos, sua recepção e impacto na sociedade e seu interesse nos dias atuais.
30 de agosto, terça
19h30 às 21h
Zoom
Esta oficina de roteiro de filmes e séries oferece um atendimento individualizado, aproveitando o caminho consagrado nas oficinas de escrita literária, onde o domínio da técnica é tão importante quanto o aparecimento da voz individual e o aprofundamento estético.
12 de setembro a 12 de dezembro
9h às 11h30
Zoom
livro do mês: 'A Morte em Veneza', Thomas Mann
13 de setembro, terça
19h30 às 21h
Zoom
Escrevedeira a qualquer hora é uma novidade da Escrevedeira, em que cursos completos são gravados para que você possa acompanhá-los quando e onde quiser. Muitos deles terão também atividades para serem feitas em casa, com possibilidade de correção e de interação com outros colegas.
Em respeito aos direitos de autor incidentes sobre cada curso, não é permitida a sua reprodução, mesmo que parcial, em qualquer outro dispositivo que não o do adquirente, bem como em qualquer outra plataforma ou veículo.
Também não é permitido efetuar qualquer tipo de cópia, edição, adaptação, distribuição e qualquer outra utilização, direta ou indireta, que não aquela já autorizada pela Escrevedeira.