Nas suas ‘Teses sobre o conto’, o escritor Ricardo Piglia sugere que o conto narra sempre duas histórias – uma história aparente e uma história secreta – e que a arte do contista consiste justamente em saber cifrar a história secreta na outra aparente.
Na oficina, vamos partir da leitura desse texto essencial de Piglia para quem escreve narrativas curtas, e também de alguns contos exemplares, como ‘O Sul’, de Jorge Luis Borges, e então examinar diferentes procedimentos empregados por certos autores para entremear as duas histórias. Tendo como base essas considerações preliminares, ao longo dos encontros serão propostos exercícios de escrita aos participantes, a serem discutidos durante as aulas.
Datas
11 de novembro a 2 de dezembro, segundas
Horário
19 às 21h
Plataforma
Google Meet
Atenção: Se este for um curso na modalidade Online, até 2h antes do início do curso você receberá as informações
de acesso por e-mail.
R$ 450
5x sem juros no cartão de crédito
Inscrições abertas
Veronica Stigger é escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Publicou vários livros de ficção, entre eles Opisanie Świata (Cosac Naify, 2013, Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, e Prêmio São Paulo de Literatura), Sul (Editora 34, 2016, Prêmio Jabuti) e Sombrio Ermo Turvo (Todavia, 2019, finalista dos Prêmios Oceanos, Jabuti, AGEs e Minuano) e o mais recente deles, Krakatoa (Todavia, 2024). Seus contos e romances já foram traduzidos em diversas línguas.