FICA A DICA
01/04/2021Escrevedeira
De tempos em tempos, a Escrevedeira faz indicações de leitura em suas contas nas redes sociais. Acompanhe a seguir algumas delas que você pode não ter visto ou gostaria de relembrar. E boa leitura!
1.
Poemas originalíssimos das norte-americanas Sylvia Plath e Rosmarie Waldrop (que nasceu na Alemanha, mas radicou-se no EUA desde 1958), vertidos ao português no capricho (respectivamente por Augusto de Campos e Marcelo Lotufo), compõem esses dois volumezinhos – pequenos só no tamanho. São publicações da Galileu Edições e da Jabuticaba, duas entre as editoras de menor porte que, cada vez mais, vêm espalhando boa literatura no país. Há várias outras, vale prestar atenção nelas.
2.
Em ‘Maior que o Mundo’, Reinaldo Moraes volta à carga com aquela sua pegada narrativa inconfundível. O romance, primeiro volume de uma trilogia prevista para os próximos anos, aposta alto nos elementos que consagraram o autor junto aos leitores do cult ‘Pornopopeia’ e de seus outros livros: uma narrativa virtuosamente divagante, oportunamente irreverente e absurdamente engraçada.
3.
Milan Kundera ganhou reconhecimento mundial como bom escritor depois do sucesso do romance ‘A Insustentável Leveza do Ser’ (1983), alavancando a tradução de outros de seus livros de ficção em várias línguas. Mas nem todo mundo conhece sua verve como ensaísta, o que pode ser conferido neste ‘Os Testamentos Traídos’, onde discorre sobre algumas de suas paixões, como humor e música, mas também sobre Rabelais e principalmente o uso equivocado da herança de Kafka.
4.
‘Talvez Esther’, de Katja Petrowskaja, fala da busca pelo passado fragmentário de uma família que é, na verdade, a da própria autora do livro. O relato é feito por uma narradora ao mesmo tempo sagaz e meditativa, que aos poucos descobre o sentido das coincidências e de si mesma, enquanto vai recuperando as ligações que ficaram escondidas no fundo da História, com agá maiúsculo, aquela de todos.