Menu

5 Princípios Essenciais da Escrita de Ficção

Com Noemi Jaffe

Preço do curso:

De R$ 300.00, por
R$ 250.00

Curso inclui:

  • 3h de curso
  • Acesso total vitalício

No curso "5 Princípios Essenciais da Escrita de Ficção", Noemi Jaffe apresenta alguns princípios que todo escritor ou aspirante a escritor deve levar em consideração para a escrita de um texto literário.  Em 10 aulas – duas para cada princípio – o curso explica recursos como simplicidade, concisão, originalidade e outros, a partir de aulas expositivas e práticas, sempre acompanhadas de lições de casa, que serão corrigidas por uma equipe especializada da Escrevedeira. 

Escrevedeira à Distância (EaD) é uma novidade da Escrevedeira, em que cursos completos são gravados para que você possa acompanhá-los quando e onde quiser. Muitos deles terão também atividades para serem feitas em casa, com possibilidade de correção e de interação com outros colegas.

 

Aulas do curso

  • Princípio 1 - Aula 1

    Na primeira aula, Noemi mostra como a linguagem literária é diferente das outras linguagens que utilizamos, como o bate-papo, o jornalismo, a ciência e outras. Na literatura, a forma que se utiliza é tão, ou até mais importante do que os temas abordados. Quando a linguagem é bem trabalhada, até um tema aparentemente pobre pode se tornar atraente e, claro, vice-versa. Ao terminar a aula, faça a lição de casa que será corrigida por alguém da equipe da Escrevedeira.

  • Princípio 1 - Aula 2

    Assim como um escultor deve conhecer o grau de resistência da pedra com a qual vai trabalhar, também o escritor deve saber o grau de resistência das palavras, sua matéria-prima, evitando que elas sejam usadas de forma automática e banal.

  • Princípio 1 - Lição de casa

    Quatro exercícios para o primeiro princípio.

  • Princípio 2 - Aula 1

    Nas aulas 3, a simplicidade é definidas e discutidas como um valor fundamental para a escrita literária. Como identificar quando o rebuscamento, o eruditismo, o excesso de explicações e de comentários acabam por prejudicar a fluência e a organicidade do texto.

  • Princípio 2 - Aula 2

    Cortar pode ser tão importante quanto a própria escrita e esta etapa geralmente acontece no momento da releitura e da revisão. Um texto que diz mais com menos é, frequentemente, mais potente e impactante.

  • Princípio 2 - Lição de casa

    Cinco exercícios para o segundo princípio.

  • Princípio 3 - Aula 1

    Diferentemente das conversas cotidianas, em que não é imprescindível escolher conscientemente as palavras e os recursos utilizados para comunicar nossas ideias, na literatura é preciso eleger não só as palavras, mas vários outros recursos com intencionalidade, como foco narrativo, tempo verbal, construção de personagens e outros.

  • Princípio 3 - Aula 2

    A partir de exemplos práticos da literatura, Noemi mostra como ocorre a intencionalidade em casos como repetição de palavras, escolha de pontuação, tamanho das frases e vários outros.

  • Princípio 3 - Lição de casa

    Três exercícios para o primeiro princípio.

  • Princípio 4 - Aula 1

    A maioria das pessoas tende a relacionar o termo originalidade às ideias de novidade e de exclusividade. Mas se esquecem que ela, na realidade, vem de origem, mais ligado ao passado e ao lugar de procedência. Como o passado concorre para a construção de um texto original, cuja marca estilística seja reconhecível por todos?

  • Princípio 4 - Aula 2

    Nesta aula, os estudantes veem de que formas passado e presente se combinam - e esse termo é fundamental - para a criação de um texto autoral e também como é possível mudar a perspectiva convencional de abordagem dos acontecimentos, para que o texto se torne mais original.

  • Princípio 4 - Lição de casa

    Quatro exercícios para o primeiro princípio.

  • Princípio 5 - Aula 1

    Escritores, personagens e leitores geralmente observam o mundo a partir de ponto de vista diferenciados, originais. Mas o que é estranho? É aquele que não pertence, que está de fora de uma determinada comunidade. Nesta aula, Noemi aborda o conceito de estranhamento e como ele é importante para a construção de personagens vivos e complexos.

  • Princípio 5 - Aula 2

    Nesta aula, discute-se a importância, para um escritor, da prática de distanciar-se daquilo que escreve e, inclusive, de si mesmo. Dessa forma, quando o autor atinge o estranhamento de sua própria subjetividade, o texto não fica viciado nem autocentrado, mas, pelo contrário, chega-se a um olhar mais amplo e reconhecível pelo leitor.

  • Princípio 5 - Lição de casa

    Quatro exercícios para o primeiro princípio.

O que acham do curso

GILDA CRISTINA TRINTA BRUZACA

Muito bom. O feedback rápido e preciso das lições de casa foi fundamental para o aprendizado. Recomendo.

Amanda Nakata Mirage

Maravilhoso! Objetivo, profundo, preciso.

Amanda Nakata Mirage

Maravilhoso! Objetivo, profundo, preciso.

Mara Luquet

Preço do curso:

De R$ 300.00, por
R$ 250.00

Curso inclui:

  • 3h de curso
  • Acesso total vitalício

O que acham do curso

GILDA CRISTINA TRINTA BRUZACA

Muito bom. O feedback rápido e preciso das lições de casa foi fundamental para o aprendizado. Recomendo.

Amanda Nakata Mirage

Maravilhoso! Objetivo, profundo, preciso.