Menu

5 Princípios Essenciais da Escrita de Ficção

Com Noemi Jaffe

Preço do curso:

De R$ 300.00, por
R$ 250.00

Curso inclui:

  • 3h de curso
  • Acesso total vitalício

No curso "5 Princípios Essenciais da Escrita de Ficção", Noemi Jaffe apresenta alguns princípios que todo escritor ou aspirante a escritor deve levar em consideração para a escrita de um texto literário.  Em 10 aulas – duas para cada princípio – o curso explica recursos como simplicidade, concisão, originalidade e outros, a partir de aulas expositivas e práticas, sempre acompanhadas de lições de casa, que serão corrigidas por uma equipe especializada da Escrevedeira. 

Escrevedeira à Distância (EaD) é uma novidade da Escrevedeira, em que cursos completos são gravados para que você possa acompanhá-los quando e onde quiser. Muitos deles terão também atividades para serem feitas em casa, com possibilidade de correção e de interação com outros colegas.

 

Aulas do curso

  • Princípio 1 - Aula 1

    Na primeira aula, Noemi mostra como a linguagem literária é diferente das outras linguagens que utilizamos, como o bate-papo, o jornalismo, a ciência e outras. Na literatura, a forma que se utiliza é tão, ou até mais importante do que os temas abordados. Quando a linguagem é bem trabalhada, até um tema aparentemente pobre pode se tornar atraente e, claro, vice-versa. Ao terminar a aula, faça a lição de casa que será corrigida por alguém da equipe da Escrevedeira.

  • Princípio 1 - Aula 2

    Assim como um escultor deve conhecer o grau de resistência da pedra com a qual vai trabalhar, também o escritor deve saber o grau de resistência das palavras, sua matéria-prima, evitando que elas sejam usadas de forma automática e banal.

  • Princípio 1 - Lição de casa

    Quatro exercícios para o primeiro princípio.

  • Princípio 2 - Aula 1

    Nas aulas 3, a simplicidade é definidas e discutidas como um valor fundamental para a escrita literária. Como identificar quando o rebuscamento, o eruditismo, o excesso de explicações e de comentários acabam por prejudicar a fluência e a organicidade do texto.

  • Princípio 2 - Aula 2

    Cortar pode ser tão importante quanto a própria escrita e esta etapa geralmente acontece no momento da releitura e da revisão. Um texto que diz mais com menos é, frequentemente, mais potente e impactante.

  • Princípio 2 - Lição de casa

    Cinco exercícios para o segundo princípio.

  • Princípio 3 - Aula 1

    Diferentemente das conversas cotidianas, em que não é imprescindível escolher conscientemente as palavras e os recursos utilizados para comunicar nossas ideias, na literatura é preciso eleger não só as palavras, mas vários outros recursos com intencionalidade, como foco narrativo, tempo verbal, construção de personagens e outros.

  • Princípio 3 - Aula 2

    A partir de exemplos práticos da literatura, Noemi mostra como ocorre a intencionalidade em casos como repetição de palavras, escolha de pontuação, tamanho das frases e vários outros.

  • Princípio 3 - Lição de casa

    Três exercícios para o primeiro princípio.

  • Princípio 4 - Aula 1

    A maioria das pessoas tende a relacionar o termo originalidade às ideias de novidade e de exclusividade. Mas se esquecem que ela, na realidade, vem de origem, mais ligado ao passado e ao lugar de procedência. Como o passado concorre para a construção de um texto original, cuja marca estilística seja reconhecível por todos?

  • Princípio 4 - Aula 2

    Nesta aula, os estudantes veem de que formas passado e presente se combinam - e esse termo é fundamental - para a criação de um texto autoral e também como é possível mudar a perspectiva convencional de abordagem dos acontecimentos, para que o texto se torne mais original.

  • Princípio 4 - Lição de casa

    Quatro exercícios para o primeiro princípio.

  • Princípio 5 - Aula 1

    Escritores, personagens e leitores geralmente observam o mundo a partir de ponto de vista diferenciados, originais. Mas o que é estranho? É aquele que não pertence, que está de fora de uma determinada comunidade. Nesta aula, Noemi aborda o conceito de estranhamento e como ele é importante para a construção de personagens vivos e complexos.

  • Princípio 5 - Aula 2

    Nesta aula, discute-se a importância, para um escritor, da prática de distanciar-se daquilo que escreve e, inclusive, de si mesmo. Dessa forma, quando o autor atinge o estranhamento de sua própria subjetividade, o texto não fica viciado nem autocentrado, mas, pelo contrário, chega-se a um olhar mais amplo e reconhecível pelo leitor.

  • Princípio 5 - Lição de casa

    Quatro exercícios para o primeiro princípio.

O que acham do curso

Tomas Hahn

TAYNÁ SAES

excelente. mas deixou gosto de quero mais. algo ainda mais aprofundado... de repente tratando os gêneros literários, aspectos da linguagem mais aprofundados. que tal? eu adoraria! :)

Lucas Lyra

Excelente. As aulas e os exercícios valem muitíssimo a pena. Um ótimo investimento.

GILDA CRISTINA TRINTA BRUZACA

Muito bom. O feedback rápido e preciso das lições de casa foi fundamental para o aprendizado. Recomendo.

Amanda Nakata Mirage

Maravilhoso! Objetivo, profundo, preciso.

Amanda Nakata Mirage

Maravilhoso! Objetivo, profundo, preciso.

Mara Luquet

Preço do curso:

De R$ 300.00, por
R$ 250.00

Curso inclui:

  • 3h de curso
  • Acesso total vitalício

O que acham do curso

Tomas Hahn

TAYNÁ SAES

excelente. mas deixou gosto de quero mais. algo ainda mais aprofundado... de repente tratando os gêneros literários, aspectos da linguagem mais aprofundados. que tal? eu adoraria! :)