clique e
arraste

OS LABIRINTOS DE KAFKA: LEITURA GUIADA DE ‘O PROCESSO’ Manuel da Costa Pinto

Categorias: Leitura Guiada
Lista de desejos Compartilhar
Compartilhar Curso
Link da Página
Compartilhar nas mídias

Sobre o curso

O mais desconcertante dos clássicos do século 20, Franz Kafka criou obras que permitem múltiplas interpretações, como os romances O Processo e O Castelo, a novela A Metamorfose e várias narrativas curtas.

A leitura guiada de O Processo acompanha o enredo labiríntico do romance, no qual o personagem principal é acusado pela justiça por motivos que ele desconhece, gerando diferentes hipóteses de compreensão geral da narrativa: a representação premonitória do totalitarismo burocrático, uma alegoria da Lei oculta e arbitrária que rege a existência, uma expressão da culpa original do Ser, ou, ainda, uma sátira sombria da condição alienada do sujeito moderno.

Ao longo de oito encontros on-line, a leitura guiada avança progressivamente, seguindo a cada semana com a leitura da parte do livro previamente indicada aos participantes. Manuel da Costa Pinto analisa as estratégias narrativas do romance e discute as várias interpretações possíveis dessa obra-prima de Kafka, levando em conta também o contexto de toda a sua produção literária.

Conteúdo do curso

GRAVAÇÕES DAS AULAS

  • AULA DO DIA 17/03/2025
    02:18:26

© Escrevedeira - 2025 - Todos os direitos reservados

Site por doois

Estamos de cara nova!

Espero que goste do nosso novo site, ele foi pensado para atender melhor a todos.
Você, que já tem cadastro, precisa redefinir a senha, ok?