
Sobre o curso
O poema em prosa escapa da estrutura tradicional em versos e se comunica com a prosa poética, o miniconto, o aforismo, a breve anotação ou com o miniensaio. Seus contornos mais abertos, em diálogo com formas diversas da prosa, fazem com que tenha um caráter flexível e bastante favorável à experimentação na escrita.
Neste curso condensado, Laura Erber conduz uma imersão conceitual e prática no universo do poema em prosa, entendido como zona fronteiriça e espaço de experimentação, onde as formas se relacionam de maneira produtiva. Quem se inscreve no curso recebe previamente um material de apoio selecionado.
Encontro 1 – Panorama e prática do poema em prosa
O primeiro encontro se abre com um panorama histórico e conceitual do poema em prosa. Partindo de Baudelaire para chegar a autoras e autores presentes nos debates contemporâneos, a ideia é situar o poema em prosa na cena literária atual, explorando as possibilidades diversas que oferece.
Em seguida, os participantes partem para a prática criativa, com exercícios de escrita em torno de diferentes formas, embocaduras ou ‘modos de usar’.
Encontro 2 – Explorando mais possibilidades de escrita do poema em prosa
O segundo encontro é inteiramente dedicado à oficina: vamos escrever a partir de instruções e provocações inspiradas em Ana Cristina Cesar, Anne Carson, Alejandra Pizarnik, Herberto Helder, Rosmarie Waldrop e Adília Lopes, explorando aspectos como a tensão entre continuidade e fragmentação, o impulso colecionista, o gosto pelo detalhe e a deriva especulativa.
Ao final do segundo encontro, os participantes serão convidados a refletir sobre os caminhos individuais percorridos e sobre as múltiplas possibilidades do poema em prosa hoje.