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O CORPO VIVO E A ESCRITA LITERÁRIA: DOR E PRAZER Vivian Steinberg

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Sobre o curso

A literatura tem o poder de dar voz às nossas mentes e corpos, às nossas emoções e impulsos mais vitais. É o que está contido na fala de uma personagem do livro Sem Despedidas, de Han Kang: ‘De qualquer forma, eu vou prosseguir’. Ou na afirmação do narrador, que abre A Hora da Estrela: ‘Tudo no mundo começou com um sim’, e, ainda, em inúmeros outros personagens literários. 

Nos termos da psicanálise, que pulsão é essa que aparece na literatura, a mesma que nos faz dia a dia acordar, fazer escolhas e simplesmente continuar a viver, entre dores e prazeres? Por outro lado, como escreveu Audre Lorde, sentimos que ‘a transformação do silêncio em linguagem e ação’ nos assombra, envolve sempre algum temor, um vestígio daquele fundo ‘inominável’, também assinalado por Freud.

Neste curso, a psicanalista e escritora Vivian Steinberg desdobra questões como essas, partindo de relatos ficcionais, ensaios e outros textos selecionados, de Han Kang, Clarice Lispector, Ana Cristina César, Hilda Hilst, Gilson Iannini, Nastassja Martin e alguns outros autores, além de obras visuais de Adriana Varejão, Lenora de Barros e Francis Bacon.

Encontro 1 – Por que a carne assombra?

No livro Escute as Feras, a antropóloga e escritora Nastassja Martin conta a experiência de ter sobrevivido, mesmo após ter sido mordida por um urso. A partir da leitura de trechos selecionados desse relato, e de Freud no Século XXI, do psicanalista Gilson Iannini, em associação com obras do pintor Francis Bacon, vamos discutir questões relacionadas ao medo e à decisão de continuar viva.

 

Encontro 2 – O corpo manifestado nas artes literárias e visuais

Em A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, Macabéa, uma migrante nordestina despreparada para a vida na cidade grande, insiste em prosseguir, a despeito de tudo conspirar contra ela. Vamos ler e discutir trechos selecionados desse livro, e de textos de Hilda Hilst, Audre Lorde e Ana Cristina Cesar, em associação com obras da artista Adriana Varejão.  

 

Encontro 3 – Eros nas relações entre corpo, enunciação e escrita

Leitura e discussão de trechos selecionados de Eros, de Anne Carson, e Sem Despedidas, de Han Kang, e de textos de Cristina Peri Rossi e Maria Gabriela Llansol, tendo em vista como a pulsão de vida e de morte se relaciona com o corpo e com a escrita literária.

 

Encontro 4 – Um encontro de línguas

Os significados e deslizamentos entre múltiplas linguagens, a partir da leitura e discussão de trechos selecionados de Pier Paolo Pasolini, Alessandra Affortunati e Ana Hatherly, em associação com obras da artista Lenora de Barros.  

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