
Sobre o curso
A voz narrativa é um dos recursos fundamentais de qualquer obra literária, que repercute de forma decisiva no texto, orientando aspectos específicos de suas configurações de tempo, espaço, personagens e outros elementos da ficção, no que pode ser chamado de verdade do narrador. Afinal, quem conta a história, de que lugar, com que intenção e sob que perspectiva?
Em dois encontros presenciais na casa da Escrevedeira, misto de curso e oficina, Michel Laub, um dos nomes de destaque da ficção brasileira contemporânea, apresenta e analisa diferentes formas de narrar um texto de ficção, a partir de vários exemplos de autores consagrados e da discussão de textos dos participantes.
Encontro 1 – A verdade do narrador de ficção
Aula teórica e ilustrativa, com análise de trechos selecionados de romances e contos, (materiais que estarão disponíveis no site, ‘na área do aluno’), que servirão de base para uma conversa sobre as características de narradores em primeira, segunda e terceira pessoa, diferentes entre si pelo grau de instrução, de consciência, de proximidade ou distância relativa do que é narrado, além de suas relações com o tempo e o espaço.
Encontro 2 – O narrador na prática
Na segunda aula, os conceitos debatidos serão aplicados na prática a textos curtos dos próprios participantes (que devem ser enviados ao email [email protected], até no máximo 22 de agosto). Os textos enviados no prazo serão distribuídos entre os presentes para serem discutidos, de maneira que todos possam ter a experiência de serem tanto autores como leitores críticos.