
Sobre o curso
Há quem diga que, no final das contas, só há dois temas na literatura: o amor e a morte. Seja como for, o amor é certamente um dos temas mais tratados em diversas formas literárias de todos os tempos, abordando desde o transe da paixão até os percalços da separação, além de outros cenários das relações afetivas. Muito já se escreveu a respeito, mas esse é mesmo um assunto inesgotável. E então como dar forma escrita a esse sentimento arrebatador e até paradoxal com alguma originalidade e frescor, escapando do lugar-comum?
Esta oficina de escrita explora justamente as possibilidades expressivas do tema do amor e dos relacionamentos, quando traduzido em palavras. Nos encontros, vamos analisar e discutir trechos de romances e poemas de vários autores, que servirão de estímulo para que os participantes da oficina escrevam seus próprios textos.
Encontro 1 – O amor quando acontece
Leitura e conversa sobre trechos de Rosa Montero e de outros autores que descrevem o momento de se apaixonar. Exercícios de criação de textos a partir dessas leituras.
Encontro 2 – O amor quando se despede
Leitura e escrita de textos sobre o fim do amor.
Encontro 3 – O amor de si
A partir da leitura de trechos de bell hooks, Annie Ernaux e Nora Ephron, vamos falar de autoficção e exercitar a criação de textos sobre amor que procurem ser universais.
Encontro 4 – Cartas de amor nunca serão ridículas
Um passeio pela literatura epistolar e a criação literária de cartas de amor.