
Sobre o curso
Nos últimos anos, houve um aumento significativo na publicação de autores negros no país, seja através da retomada de escritores apagados ou mesmo da tradução de grandes nomes da literatura. Qual o contexto histórico-político de uma mudança como essa? E quais estratégias e alternativas contribuíram para este cenário?
O curso explora questões ligadas a esse processo, refletindo sobre coleções e selos literários, clubes de leitura e outras iniciativas, para pensar sobre a construção de um mercado editorial antirracista e mais diverso. Em dois encontros, vamos analisar dados sobre publicações de autoria negra, discutir o papel das políticas públicas, a posição expressa por editores a respeito do assunto e as ações específicas de editoras como Todavia, Companhia das Letras, Elefante, Jandaíra e outras. A discussão tem como base pesquisas de Regina Dalcastagnè, Mário Medeiros, Giovana Xavier, Cida Bento e Cidinha da Silva.
Encontro 1 – Existe uma nova postura nas publicações de autoria negra?
– Estratégias de publicação construídas pelo movimento negro brasileiro
– Perfil da autoria no mercado editorial brasileiro
– Discussão a partir de textos de Lélia Gonzalez e Regina Dalcastagnè
Encontro 2 – Os desafios para construir catálogos editoriais diversos
– As políticas públicas de incentivo à leitura e de acesso à educação para publicações de autoria negra
– Inciativas de publicação de autores negros através de selos editoriais, coleções e clubes de leitura
– Discussão a partir de textos de Mário Medeiros e Zora Hurston.