Sobre o curso
Os escritores são capazes de recriar suas cidades através das histórias, da imaginação e da experiência de caminhar. Baudelaire, Annie Ernaux, Virginia Woolf, Paul Auster, Machado de Assis, Oswald de Andrade, Carolina de Jesus, por exemplo, colocaram no papel suas visões e ideias sobre Paris, Londres, Nova York, Rio de Janeiro ou São Paulo.
Convocando escritores e artistas contemporâneos e do passado, este curso é um convite literal e metafórico para um passeio pela literatura, e também pela arte e pela música para captar a alma das cidades, inventadas ou reais, em diversas épocas. Vamos ter acesso a perspectivas renovadas sobre essas cidades através do olhar especialíssimo de autores e autoras que observaram seu entorno e criaram relações únicas entre cenários, pessoas e modos de viver.
Ao longo dos encontros presenciais na casa da Escrevedeira, serão propostos alguns trajetos pela cidade, estimulando os participantes a escrever ou a contar aquilo que experimentaram. Por esses caminhos, é possível compreender como os espaços influenciam o texto, mas também como a literatura tem poder de criar novos espaços.