clique e
arraste

5 Princípios Essenciais da Escrita de Ficção

Categorias: Cursos Gravados
Lista de desejos Compartilhar
Compartilhar Curso
Link da Página
Compartilhar nas mídias

Sobre o curso

No curso “5 Princípios Essenciais da Escrita de Ficção”, Noemi Jaffe apresenta alguns princípios que todo escritor ou aspirante a escritor deve levar em consideração para a escrita de um texto literário.  Em 10 aulas – duas para cada princípio – o curso explica recursos como simplicidade, concisão, originalidade e outros, a partir de aulas expositivas e práticas, sempre acompanhadas de lições de casa, que serão corrigidas por uma equipe especializada da Escrevedeira.

Noemi Jaffe é doutora em Teoria Literária pela USP e uma das criadoras da Escrevedeira. É autora de diversos romances, livros de contos, poemas e outras formas literárias, entre eles O Que os Cegos Estão Sonhando (Ed. 34, 2012, publicado nos EUA pela Deep Vellum), O Livro dos Começos (Cosac Naify, 2015 e Sesi-SP, 2018), Não Está Mais Aqui Quem Falou (Companhia das Letras, 2017), O Que Ela Sussurra (Companhia das Letras, 2020, Prêmio Biblioteca Nacional) e Lili – Novela de um Luto (Companhia das Letras, 2021).

Conteúdo do curso

Princípio 1
Na primeira aula, Noemi mostra como a linguagem literária é diferente das outras linguagens que utilizamos, como o bate-papo, o jornalismo, a ciência e outras. Na literatura, a forma que se utiliza é tão, ou até mais importante do que os temas abordados. Quando a linguagem é bem trabalhada, até um tema aparentemente pobre pode se tornar atraente e, claro, vice-versa. Ao terminar a aula, faça a lição de casa que será corrigida por alguém da equipe da Escrevedeira.

  • Na primeira aula, Noemi mostra como a linguagem literária é diferente das outras linguagens que utilizamos, como o bate-papo, o jornalismo, a ciência e outras. Na literatura, a forma que se utiliza é tão, ou até mais importante do que os temas abordados. Quando a linguagem é bem trabalhada, até um tema aparentemente pobre pode se tornar atraente e, claro, vice-versa. Ao terminar a aula, faça a lição de casa que será corrigida por alguém da equipe da Escrevedeira. 
    13:19
  • Assim como um escultor deve conhecer o grau de resistência da pedra com a qual vai trabalhar, também o escritor deve saber o grau de resistência das palavras, sua matéria-prima, evitando que elas sejam usadas de forma automática e banal.
    14:07
  • Lição de casa

Princípio 2
No Princípio 2, a simplicidade é definida e discutida como um valor fundamental para a escrita literária. Como identificar quando o rebuscamento, o eruditismo, o excesso de explicações e de comentários acabam por prejudicar a fluência e a organicidade do texto.

Princípio 3
Diferentemente das conversas cotidianas, em que não é imprescindível escolher conscientemente as palavras e os recursos utilizados para comunicar nossas ideias, na literatura é preciso eleger não só as palavras, mas vários outros recursos com intencionalidade, como foco narrativo, tempo verbal, construção de personagens e outros.

Princípio 4
A maioria das pessoas tende a relacionar o termo originalidade às ideias de novidade e de exclusividade. Mas se esquecem que ela, na realidade, vem de origem, mais ligado ao passado e ao lugar de procedência. Como o passado concorre para a construção de um texto original, cuja marca estilística seja reconhecível por todos?

Princípio 5
Escritores, personagens e leitores geralmente observam o mundo a partir de ponto de vista diferenciados, originais. Mas o que é estranho? É aquele que não pertence, que está de fora de uma determinada comunidade. Nesta aula, Noemi aborda o conceito de estranhamento e como ele é importante para a construção de personagens vivos e complexos.

© Escrevedeira - 2024 - Todos os direitos reservados

Site por doois