Confira abaixo três dicas de leitura da Escrevedeira para gostos diversos, indo dos quadrinhos à poesia: Viagem em Volta de uma Ervilha, uma história em quadrinhos de Sofia Nestrovski e Deborah Salles, Esses Russos, composto de ‘extraduções’ de Augusto de Campos, e ainda Estilhaços, coletânea de poemas do Haiti. Boa leitura!

 

1.

Viagem em Volta de uma Ervilha é uma excelente mostra do que atualmente há de mais arejado nas histórias em quadrinhos por aqui. Autoria compartilhada de Sofia Nestrovski e Deborah Salles – respectivamente texto e imagem –, o livro costura humor, referências literárias e desenho de primeira na narrativa de uma universitária às voltas com sua gata filosofante.

 

2.

Esses Russos é mais uma joia de Augusto de Campos, que tem publicado livrinhos – pequenos só no tamanho – pelas edições Galileu reunindo novas traduções feitas por ele de poetas de tempos e espaços os mais diversos. Como sempre em se tratando de Augusto, as recriações dos poemas estão à altura do trabalho de alguns autores russos que ajudaram a revolucionar a poesia no início do século XX (também presentes em Poesia Russa Moderna, edição da Perspectiva, com outros poemas reinventados em português por Augusto e Haroldo de Campos, mais Boris Schnaiderman).

 

3.

Estilhaços é a primeira antologia de poesia haitiana contemporânea editada no Brasil. Organizada, traduzida e bem apresentada por Henrique Provinzano Amaral, o livro nos põe em contato com o universo de cinco poetas haitianos. Com exceção de René Depestre, que residiu e lecionou no Brasil a convite de Jorge Amado, nenhum deles tinha sido vertido antes ao português. Muito diferentes entre si, os textos da coletânea oferecem um panorama – necessariamente 'estilhaçado', como nos lembra o seu idealizador – da poesia haitiana produzida atualmente, abrindo o caminho para que outros leitores e poetas americanos possam conhecê-la.

 

Imagem: Escrevedeira

FICA A DICA #4

26/11/2021

Escrevedeira