
Sobre o curso
SINOPSE:
Em 1596, Hamnet, o filho de William Shakespeare, de 11 anos, morreu na cidade de Stratford-upon-Avon, Inglaterra. Passados cerca de quatro anos, Shakespeare escreveu uma de suas peças hoje mais conhecidas, Hamlet, dando a seu herói trágico uma variação do nome de seu filho.
Mas a motivação da história desse menino para gerar obras de arte literária não parou aí. Quase quatro séculos depois, em 2020, a escritora irlandesa Maggie O’Farrell fez uma releitura de sua morte e das profundas marcas desta perda em sua família, no romance Hamnet (que, por sua vez, inspirou o filme de mesmo título, ganhador do Globo de Ouro e que atualmente concorre ao Oscar em oito indicações).
Este curso oferece a leitura guiada do romance de O’Farrell em três encontros, destacando a imaginação narrativa desenvolvida pela autora, em relação às referências nem sempre conhecidas à história real e ao universo da dramaturgia de Shakespeare. Apesar do título, o livro faz de Agnes, a mãe da criança, a personagem principal num enredo sobre o luto e os meios pelos quais as pessoas encontram alguma maneira de lidar com ele e eventualmente superá-lo.
* A edição utilizada no curso é Hamnet, Maggie O’Farrell. Tradução de Regina Lyra. Intrínseca, 2021.