clique e
arraste

[PRÉ-VENDA] A VERTIGEM BIOGRÁFICA: LEITURA GUIADA DE ‘O ADVERSÁRIO’, DE EMMANUEL CARRÈRE Manuel da Costa Pinto

Categorias: Cursos
Lista de desejos Compartilhar
Compartilhar Curso
Link da Página
Compartilhar nas mídias

Sobre o curso

Em O Adversário, livro de 2000 que acaba de ganhar nova tradução brasileira, o escritor francês Emmanuel Carrère criou um modo particular de narrativa que deu a ele notoriedade mundial ao ser desdobrado em livros posteriores como Um Romance Russo, Limonov, O Reino e Ioga.

Nessa obra inauguradora de seu dispositivo literário, a partir do assombroso caso de Jean-Claude Romand – que matou a família quando a vida fictícia que manteve por 18 anos estava prestes a ser desvelada –, Carrère realiza uma hábil mescla de investigação jornalística e biografia. E com uma escrita na qual expõe suas próprias perplexidades diante dos enigmas da existência.

Iniciando com uma exposição geral da literatura do autor e a contextualização do livro, a leitura guiada de O Adversário segue o texto passo a passo, com base no cronograma indicado previamente aos participantes ao se inscreverem. Ao longo de oito encontros semanais online, o curso destaca as estratégias narrativas, referências e outros detalhes da escrita de Carrère, enquanto percorre essa obra em que ele abandona a ficção pura, mas mantendo a potência autorreflexiva da literatura moderna.

© Escrevedeira - 2026 - Todos os direitos reservados

Site por doois

Estamos de cara nova!

Espero que goste do nosso novo site, ele foi pensado para atender melhor a todos.
Você, que já tem cadastro, precisa redefinir a senha, ok?