Todo livro carrega, de forma implícita, uma série de questões que qualquer projeto editorial exige: o que publicar, como apresentar uma proposta de publicação, qual é o público leitor, como se definem os direitos de autor, quais profissionais participam da produção etc. Afinal, os livros contêm outras histórias além das que são narradas dentro deles.
Este curso tem como referência a elaboração de uma obra de fôlego, Saramago, os Seus Nomes – Um Álbum Biográfico, publicado recentemente em Portugal (Porto Editora) e em lançamento no Brasil (Companhia das Letras). Os seus autores tratam das perguntas diversas que surgem no processo de escrita e de edição, assim como das respostas que definem uma identidade bibliográfica. A apresentação das etapas de produção de um livro como esse e a análise dos contextos de publicação constroem um conhecimento autêntico do que é o trabalho editorial. Em três encontros, Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel partilham uma exposição teórica geral e a sua aplicação concreta num livro de longo desenvolvimento, composto, entre outros documentos, por centenas de imagens procedentes de arquivos públicos e privados, e de fragmentos textuais que atravessam toda a obra de José Saramago.