MODERNIDADE NEGRA E MODERNISMO

MODERNIDADE NEGRA E MODERNISMO

com Matheus Gato

Um dos pontos mais polêmicos no debate atual sobre o modernismo brasileiro, principalmente nas obras de escritores e artistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral ou Di Cavalcanti é o lugar da questão racial em suas rupturas artísticas e propostas políticas. É comum a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos serem tomados como inauguradores da representação de sujeitos negros como símbolos de identidade nacional, inclusive em imagens afirmativas dos afrodescendentes no Brasil.

Partindo dessa constatação, o curso apresenta e discute obras de autores negros atuantes entre a proclamação da República e a Semana, que já abordavam as consequências da modernização para os descendentes de africanos e o significado das ideias de ‘povo’ e ‘nação’, entre outras questões – uma produção habitualmente (des)classificada como ‘pré-modernista’. São escritores e artistas como Lima Barreto, Astolfo Marques, Arthur Timóteo e outros, que trataram em profundidade de temas que depois seriam explorados pelos modernistas hoje consagrados. Dessa perspectiva, os encontros focalizam ainda o encontro de Mario de Andrade com práticas culturais da gente negra no ‘Carnaval Carioca’, que ele conheceu pessoalmente e sobre o qual escreveu, em 1923, seu famoso poema, testemunhando uma das versões da ‘modernidade negra’ presente nos blocos de rua da época, embriões da atuais escolas de samba.

Datas

26 de abril
3, 10, 17 de maio, terças

Horário

19h30 às 21h30

Plataforma

Zoom

Atenção: Se este for um curso na modalidade Online, até 2h antes do início do curso você receberá as informações de acesso por e-mail.

De: R$ 390
Por:
R$ 330
5x sem juros no cartão de crédito

Esse curso já aconteceu...

Mas você pode se inscrever na Lista de Interesse, e caso abra uma nova turma nós te avisamos:

Matheus Gato é doutor em sociologia pela USP, onde também realizou pós-doutorado, e foi Visiting Fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard. Professor do Depto. de Sociologia do IFCH-UNICAMP e coordenador do Bitita – Núcleo de Estudos Carolina de Jesus, na mesma instituição, é pesquisador do Núcleo Afro do CEBRAP, autor de O Massacre dos Libertos – Sobre Raça e República no Brasil (Perspectiva, 2020) e organizador de O Treze de Maio e Outras Histórias do Pós-Abolição, de Astolfo Marques (Fósforo, 2021).