O universo mental de uma criança é, em grande medida, um mundo à parte com as características próprias de cada pessoa. Você ficava só? Vivia um mundo imaginativo forte dentro do seu quarto, dentro da sua cabeça? Era uma criança como as dos tumblrs de fotos de infância com meninos e meninas em poses engraçadas? Era uma criança desajeitada, estranha?
Recuperando memórias, documentos pessoais, fotografias, sensações e emoções que se repetem desde a infância, esta oficina convida os participantes a produzirem textos que reelaborem experiências da criança estranha. A partir da leitura de trechos literários, da apreciação de animações, filmes curtos e canções, a proposta é construir um repertório de anotações – coisas que escrevemos sem muita elaboração, rabiscos, grifos de partes de textos que nos importam, ideias e associações que nos vêm à cabeça em forma de linguagem verbal. Trabalhando sobre esses ‘rabiscos’, lançando mão de recursos para a escrita literária, como a observação segundo o conceito de estranhamento e também a prática de exercícios de livre associação, endereçamento e outros, o material da memória e das sensações é a base para a criação de textos literários curtos durante quatro encontros.