A escrita literária tem uma longa história de relações com as imagens, incluindo um diálogo comparativamente mais recente com a fotografia, que, direta ou indiretamente, interage com o texto na obra de vários escritores. Esta oficina propõe a abordagem de algumas das tantas relações entre literatura e fotografia, centrando-se principalmente naquela zona de deslizamento entre uma e outra, quando a palavra exige a imagem ou mesmo se faz imagem e vice-versa. W. G. Sebald e Mario Bellatin são dois autores exemplares na exploração desse trânsito, inserindo fotografias nos seus livros de ficção. Neles, as imagens costumam assumir a feição de ‘provas’ de uma suposta veracidade da narrativa, como se fossem documentos, embora na maioria das vezes elas sejam tão ficcionais quanto o que é conduzido pelas palavras. A partir de alguns de seus textos e ainda de casos como o do escritor Valêncio Xavier e do fotógrafo Vasco Araújo, que sugerem outros tipos de relações entre palavra e imagem, os participantes realizam exercícios diversos de escrita, lidando com o potencial da fotografia como estímulo à criação literária.