Talvez até mais do que outros gêneros, a literatura policial confirma o poder de atração que uma história tem, quando bem contada. E, diferente do que às vezes se pensa, ela nem começa nem acaba com detetives como Sherlock Holmes ou Poirot. Alguns de seus elementos fundamentais já estão em textos clássicos como Édipo Rei, e aparecem também em grandes autores como Kafka e Faulkner.
O curso traça um panorama desse rico veio da literatura, desde as primeiras narrativas conhecidas sobre crime e investigação até seus desenvolvimentos atuais, inclusive no Brasil. Com exemplos de tradições culturais bastante diversas – do Hamlet de Shakespeare a mitos dos povos caiapós – o percurso inclui o ‘policial clássico’ de Poe, Conan Doyle, Agatha Christie, os romances de Raymond Chandler e Daniel Hammet, renovadores do gênero, além de autores mais recentes, como García Marquez, Ricardo Piglia e outros. As características essenciais desse tipo de histórias e suas transformações ao longo do tempo, no enredo e no modo de narrar, são objeto das análises e comentários, mostrando, ainda, de que forma são manejadas por autores que ultrapassam seus limites, entre eles Dostoiévski, Tchekhóv, Bioy Casares e Borges.