Sobre o curso
Mário de Andrade já disse que conto é tudo aquilo que chamam de conto. De fato, essa forma literária é extremamente plástica e suas várias versões se espalham por lugares e épocas de maneiras diversas, desde o microconto até contos de 90 páginas, como alguns de Alice Munro, por exemplo.
No curso, Noemi Jaffe analisa as possibilidades expressivas do conto, a partir de autores de quatro diferentes partes do mundo: o Brasil, a Argentina, a Inglaterra e a Rússia, mostrando, ainda, de que modo cada situação específica de produção colabora para moldar a linguagem. ‘Substância’, de Guimarães Rosa; ‘Tema do Traidor e do Herói’, de Jorge Luis Borges; ‘O Patrão e o Trabalhador’, de Liev Tolstoi e ‘A Marca na Parede’, de Virginia Woolf, são os textos em foco. Verificando aspectos como as marcas de estilo, a definição das personagens e o tratamento dos temas, além dos reflexos de contextos pessoais do autor e da época de publicação dos textos, os encontros discutem algumas das características centrais desse gênero narrativo multiforme.
Conteúdo do curso
‘Substância’, de Guimarães Rosa
“Substância”
01:03:45