Sobre o curso
Dizem que a crônica é o mais brasileiro dos gêneros literários, com seu tom predominante de conversa despretensiosa sobre acontecimentos e coisas do cotidiano, evocações da memória, meditações sobre a existência.
Esta oficina oferece uma nova imersão concentrada e prática na crônica, partindo das características essenciais e técnicas de escrita de alguns dos nossos melhores cronistas do passado e do presente, entre eles Rubem Braga, Clarice Lispector, Vanessa Barbara e Gregório Duvivier. Vamos exercitar como se pode transformar situações corriqueiras em crônicas envolventes, com o olhar atento aos detalhes e à sensibilidade para captar as sutilezas da vida.
Pensados para pessoas iniciantes e iniciadas na escrita literária, os três encontros convidam os participantes a compartilhar e discutir os textos produzidos durante a oficina, fornecendo critérios para o aprimoramento das habilidades de escrita. Quando damos atenção maior ao que parece trivial, é possível descobrir que, muitas vezes, é nas miudezas que se escondem as grandes histórias.