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5 abordagens para fortalecer Clubes de Leitura

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Sobre o curso

Mediar um clube de leitura é também uma arte, capaz de pequenas revoluções que nos devolvem uma cota de humanidade, ampliando laços e sentidos sociais. As cinco abordagens deste curso para fortalecer um clube de leitura foram pensadas tanto para quem já faz mediação de clubes como para quem deseja começar. Uma proposta para a reflexão e o cuidado constantes na formação e na perenidade dos clubes.

Conteúdo do curso

1ª ABORDAGEM – PRAZER EM LER E EM COMPARTILHAR LITERATURA
A primeira aula tem dois eixos centrais, o prazer em ler e o prazer em compartilhar literatura, que permitem ao leitor participante abrir um espaço interno de reflexão e se perceber numa experiência de leitura individual e depois compartilhada por prazer, sem instrumentalizá-la. E, nesse sentido, olhar os clubes de leitura como um espaço fundamental de fruição e liberdade.

  • 1ª ABORDAGEM – PRAZER EM LER E EM COMPARTILHAR LITERATURA
    19:37

2ª ABORDAGEM – ESCUTA E DIÁLOGO
Esta segunda aula desenvolve uma reflexão sobre os papéis da escuta e do diálogo como caminhos para que os mediadores de clubes de leitura criem um espaço de encontro, em que cada pessoa fale com o outro e não para o outro.

3ª ABORDAGEM – CURADORIA
A curadoria é uma questão estratégica para a implementação e a continuidade dos clubes de leitura, na qual se consideram o conteúdo e a forma das obras literárias, juntamente com um olhar artesanal para a configuração de cada clube. Esta aula trata também do conceito de bibliodiversidade e dos cuidados envolvidos no processo de escolha do livro a ser trabalhado.

4ª ABORDAGEM – MEDIAÇÃO
A mediação é o eixo principal no funcionamento do clube de leitura e pressupõe uma preparação cuidadosa. Esta quarta abordagem mostra como o planejamento deve estar a serviço de um espaço flexível e intuitivo, para que o diálogo e toda a dinâmica do clube fluam de forma aberta.

5ª ABORDAGEM – CLUBE DE LEITURA: UM PROJETO CIDADÃO
O foco da quinta e última abordagem é o direito à literatura como pressuposto dos clubes de leitura e parte fundante de uma sociedade que almeja ser democrática, justa e equânime. Luciana e Janine fazem um convite para que os mediadores e mediadoras organizem seus clubes de leitura pensando que esse espaço pode ser uma importante estratégia para a garantia do acesso à literatura como um direito humano fundamental.

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