Nas indicações de leitura que a Escrevedeira faz nas redes sociais, além de textos de literatura, às vezes o destaque vai para ensaios, reflexões filosóficas e outros tipos de escrita com que a criação literária também mantém conexões. Veja a seguir algumas de nossas sugestões no campo da não-ficção.

 

 

1.

Literatura e jornalismo se aliam em reflexões sobre Fronteiras – Territórios da Literatura e da Geopolítica, o título bem adequado desse livro com textos fortes e atualíssimos. Ensaios de Leonardo Padura, Patrícia Campos Mello, Juan Cárdenas e uma narrativa em monólogo de Bernardo Carvalho exploram noções complementares de fronteira – linguística, de gêneros literários, identitária – atravessados por temas como a viagem entre idiomas e linguagens, a realidade e a fabulação do exílio, as manipulações da alteridade e o poder das milícias digitais, entre outros.

 

2.

Pensamento Feminista – Conceitos Fundamentais, coletânea organizada por Heloísa Buarque de Holanda, traz dezenove ensaios de autoras como Nancy Fraser, Judith Butler, Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, Silvia Federici, entre outras, além de Paul B. Preciado. Segundo Heloísa, o livro procura reunir textos representativos das linhas mais recentes no campo do pensamento feminista, com a intenção de ‘facilitar o estudo das tendências teóricas em torno da questão de gênero, tema tão amplo quanto polêmico e fundamental no contexto atual’. 

 

3.

Até há pouco, O Trato dos Viventes, um clássico sobre a formação do Brasil no Atlântico Sul no período colonial, focalizando principalmente populações africanas escravizadas, era o único livro do historiador Luiz Felipe de Alencastro publicado por aqui. Ideias gerais e análises específicas desse que é um dos grandes pensadores vivos do país estão expostas de maneira resumida numa série de entrevistas reunidas no volume da série Encontros, da editora Azougue. Leitura esclarecedora sobre o passado e também sobre o que se passa hoje no Brasil.

Imagem: Escrevedeira

FICA A DICA #3

19/08/2021

Escrevedeira